CURIOSIDADE: HISTORIA DO FOFÃO FAMOSO PERSONAGEM DO CARNAVAL DO MARANHÃO





Fofão, tem um pouco da história do carnaval do Maranhão. A fantasia de Fofão é a mais tradicional por aqui. A máscara de monstra e os macacões coloridos e folgados às vezes até assustam, mas logo conquistam foliões de todas as idades.

As fantasias de Fofão chegaram à região muito tempo atrás, levadas pelos portugueses, inspirados nos tradicionais bailes de máscara do Velho Continente. Deve ser por isso que os Fofões desfilam tão à vontade quando desfilam pelas ruas do Centro Histórico de São Luís e pelo interior do Maranhão, rodeados de casarões antigos, de arquitetura portuguesa...

Ele é feio, assustador e na época mais divertida do ano resolve dar as caras pelas ruas de São Luís. O Fofão, personagem muito conhecido no Carnaval maranhense, foi inspirado em personagens do Carnaval europeu, e é capaz de assustar e divertir ao mesmo tempo.

Quase todo mundo tem uma história para contar sobre ele. "Eu lembro que, quando eu era criança, eu estava jogando vídeo game, quando ouvi um barulho vindo da janela. Assim que eu olhei, percebi que eram dois 'Fofões'. Eu saí correndo pela casa inteira morrendo de medo. Foi horrível a sensação", conta o estudante André Luís, sorrindo.

As fantasias características de tecido largo, feitas de chita, colorem as ruas e as máscaras apavorantes inspiram a criançada na hora de escolher a roupa no Carnaval, que sempre escolhem as máscaras mais feias, quase com um plano articulado na cabeça. "Eu vou levar para assustar o papai. Ele vai acordar a noite inteira e eu vou espantar ele com a máscara do Hulk", diz uma criança que escolhia a fantasia de Carnaval.

Indo a fundo na tradição, as máscaras de Fofão nem eram tão feias assim. A técnica usada antigamente para esconder o rosto e assustar no Carnaval era conhecida como "papel machê", que usa cola jornal e tinta. Um jeito diferente de sair nas ruas neste ano e resgatar essa antiga tradição.

VIA: G1.GLOBO
VIA: G1.GLOBO-MA
Share on Google Plus

About SUPERINFOR.com O Site Das Baladas

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Gallery

FACEBOOK